Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

quatro de treta e um bebé!

"Não me digam que concordam comigo! Quando as pessoas concordam comigo, tenho sempre a impressão de que estou errado." – Oscar Wilde

quatro de treta e um bebé!

"Não me digam que concordam comigo! Quando as pessoas concordam comigo, tenho sempre a impressão de que estou errado." – Oscar Wilde

10
Ago18

EUROPEADE 2018 - Viseu, Cidade Europeia de Folclore

quatro de treta e um bebé

Olá pessoas!

 

Viseu é, em 2018, cidade europeia de folclore, e a EUROPEADE 2018 passou pela nossa cidade de 26 a 29 de Julho.

Muitos não sabem o que é, nem nunca ouviram falar. Eu também não sabia!

A EUROPEADE é um Festival de Folclore que, todos os anos, é feito numa cidade europeia diferente. O festival conta já com 55 edições e este ano, calhou a Viseu ser o anfitrião. Em 2017 foi realizado em Turku, na Finlândia, e no ano que vem (2019) será em Frankenberg (Eder), na Alemanha.

E se, antes de mais de 200 grupos chegarem à cidade, eu achava que nem íamos dar pelo Festival e que não seria nada de especial, logo na quarta-feira à noite, com a sessão de boas vindas à Europeade, dei-me conta que estava redondamente enganada.

 

IMG_6505.JPG

 

IMG_6537.JPG

  

Foram 4 dias de puro “folk”, muito mais do que o nosso tradicional folclore português.

Assisti a dezenas de grupos, desde espanhóis, a romenos, finlandeses... grupos vindos da Letónia, da Estónia, da Alemanha, da Irlanda, entre outros. Grupos que trouxeram alegria, dança, música e línguas desconhecidas a esta cidade, o coração de Portugal. Grupos que trouxeram o que de melhor há na música e dança tradicional dos seus países. A cidade estava viva, estava cheia, estava contagiante e inebriante.

E se nunca fui uma pessoa que achasse especial piada ao nosso tradicional folclore, não pude, de todo, dizer o mesmo em relação à tradição de vários países europeus que por cá passaram. O Folclore é muito mais do que o ‘rancho’ que nós conhecemos, do que o vira. O folclore é tradição, é alegria, é cultura.

 

E que bom é aprender um bocadinho da cultura de outros países, na nossa cidade.

 

Além dos vários eventos de abertura e encerramento, Viseu teve durante 4 dias 10 palcos (im)prováveis. Eu andei por 8 desses palcos, mesmo no coração da cidade. E o que foram estes palcos (im)prováveis? Foram pequenos palcos improvisados, em vários locais da cidade, onde os mais de 200 grupos, ao longo do dia, puderam mostrar o seu “folk”. De meia em meia hora, cada palco tinha um grupo diferente, tinha uma música diferente. Por onde quer que andássemos, ouvíamos sempre música, risos, línguas que não conhecíamos.

Deixo-vos meia dúzia de vídeos (completamente amadores, com pouca qualidade e feitos com o telemóvel) que filmei, enquanto andava de palco (im)provável em palco (im)provável, a  desfrutar de um espetáculo que, dificilmente, ocorrerá por cá novamente.

 

 

 

Este, foi um evento que, não só promoveu a cultura de outros países, como aproximou gentes e gerações. Aproximou os viseenses, e todos os que passaram por Viseu, a uma nossa tradição muitas vezes menosprezada.

Promoveu, também, Viseu. Viseu, que é considerada uma das melhores cidades para se viver, não só no país, mas na Europa.

Que venham mais, que possamos continuar a receber, tão bem, aqueles que por aqui que passam. E que possamos aprender com eles, que possamos continuar a partilhar experiências, cultura, músicas e danças.

 

 

E para quem tiver interesse, fica aqui o link com informações sobre a EUROPEADE. https://www.europeade.eu/

2019 na Alemanha: https://www.europeade2019.de/index.php/start-en.html .

EUROPEADE em Viseu: http://europeadeviseu.pt/

 

E uma informação, que este ano a Feira de São Mateus, continuará com o "Viseu Folk" e receberá até 16 de Setembro 80 grupos grupos folclóricos, nacionais e internacionais. Mais informações aqui.

 

F.

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D